A História, a Filosofia e a Consulta ao I Ching (Elaboração, Organização e Tradução de Wu-ming).
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
Glosssário
A adivinhação através do I Ching propicia a aquisição do Te e a religação com o Tao. Os termos adivinatórios - chave avaliam os eventos segundo eles aproximem ou afastem o consulente dessa experiência. Por mais enigmática que a mensagem oracular possa parecer, ela poderá ser desvendada com a ajuda do glossário dos principais termos adivinatórios - chave, constituindo-se no principal instrumento de interpretação do julgamento dos hexagramas e do julgamento das linhas em mutação e transformação.
- Abaixo, HSIA: qualquer coisa abaixo, em todos os sentidos; mais baixo, interior, inferior; o trigrama inferior; oposto de acima, SHANG.
- Acima, SHANG: qualquer coisa acima, em todos os sentidos; mais alto, exterior, superior; o trigrama superior; oposto de abaixo, HSIA.
- Acima e Abaixo, SHANG-HSIA: expressão da interação dinâmica entre o de cima e o de baixo; a dimensão vertical.
- Aproxima, Aproximando, Chega, Chegando, Vir, Vindo, LAI: futuro; descreve a corrente do tempo fluindo do futuro para o presente; indica o que está aproximando-se, chegando, vindo. Os eventos que chegam possuem uma realidade objetiva e emitem imagens que podem ser percebidas através da adivinhação.
- Arrependimento, HUI: insatisfação com a conduta passada provoca uma mudança de atitude; conseqüência da humilhação; vergonha e confusão por ter se afastado do Tao.
- Arrependimento Desaparece, HUI-WANG: os problemas anteriores irão desaparecer.
- Atravessando a Grande Água, SHE-TA-CH’UAN: movendo-se conscientemente de acordo com o fluxo do tempo; entrando na corrente da vida com um fim ou um propósito; iniciando um empreendimento significativo. É uma das características do Grande Homem, TA JEN.
- Boa Fortuna, CHI: leva ao propósito, aproxima do sentido, conduz ao Te e a religação com o Tao; propício, vantajoso, apropriado. Uma das Quatro Profecias remanescentes do oráculo da carapaça de tartaruga. Palavra mágica. No texto aparece 251 vezes, das quais 202 vezes nas linhas. O ideograma: um estudioso e boca; as palavras de um sábio.
- Caminho, TAO: o termo Tao não tem tradução para o português. O seu significado literal é caminho ou via e o seu conceito inclui tanto o movimento no caminho quanto o próprio caminho. Tao é a permanente e inesgotável energia de vida, gerando continuamente enquanto se movimenta. Traça um caminho ou via que está potenciamente refletida em cada indivíduo. Estar em harmonia com o Tao significa ter adquirido o Te, o poder e a virtude, e se movimentar de acordo com o fluxo de energia da vida. O ideograma: andar e cabeça; liberando e a passagem aberta.
- Caráter, Essência, Virtude, Poder, TE: o movimento do Tao, a manifestação do Tao em ação; habilidade para se adaptar ao curso traçado pelo Tao; capacidade de tornar-se aquilo que deve ser. O ideograma: andar reto e coração. O movimento do Tao mostra constantemente imagens que falam ao coração. Utilizar essas imagens para adaptar-se ao movimento do Tao purifica e engrandece o coração, abrindo-o para o poder do espírito chamado shen-ming ou luz dos deuses. Adquirir o Te significa que o constante processo de endireitamento, purificação e engrandecimento do coração permite que o indivíduo se torne aquilo que deveria ser, corrigindo e acertando seu curso de vida. Aquele que procura adquirir essa virtude e assim viver sua vida como uma manifestação do Tao é um chun-tzu. O ideograma: andar, reto e coração.
- Castigar, Partir, Atacar; CHENG: punir, disciplinar, corrigir; expedição punitiva. O ideograma: andar e corrigir; correção de rumo.
- Centro, Central, CHUNG: interior, colocado no centro, o que ocupa o centro; meio, ponto de estabilidade que permite ao indivíduo lidar com as mudanças exteriores e interiores; linha central do trigrama. O ideograma: um campo dividido ao meio.
- Central e Correto, CHUNG-CHENG: corrigindo para o centro, corrigindo o desvio que leva a errar o alvo; alcançando um ponto de equilíbrio dentro de si mesmo pode-se corrigir a situação.
- Céu e Terra, T’IEN-TI: relação dinâmica das forças primordiais; o mundo que elas produzem, Cosmos, Universo, Natureza. Não procurando nem a pureza nem a imortalidade, o chun-tzu vive na corrente do tempo que flui entre o Céu e a Terra como a imagem do Tao. Os próximos dois termos descrevem esse fluir.
- Correto, CHENG: correção do desvio ou do desequilíbrio; apropriado, direto, exato, regular, constante, regra, modelo.
- Culpa, Falta, CHIU: conduta inconveniente ou imprópria que causa dano, doença, infortúnio. O ideograma: uma pessoa e diferir; o indivíduo difere de aquilo que deveria ser.
- Designar ajudantes, Instalando feudos, CHIEN-HOU: delimitando os domínios; impondo a autoridade; estabelecendo os direitos.
- Dragão, LUNG: um poderoso espírito de energia que emerge das profundezas das águas; figura mítica associada ao Poder Superior; ligado ao Céu.
- Égua, Cavalo, MA: símbolo da força, do poder e da resistência da Natureza. Complementa o dragão. Ligado à Terra.
- Empreender Algo ou Ter aonde Ir, YU-YU-WANG: impondo uma direção ao fluxo do tempo do presente para o passado; possuindo um rumo; ter um propósito ou um fim específico; ter uma alternativa, um plano alternativo. Uma característica do Grande Homem, TA JEN.
- Este (E), TUNG: corresponde ao trigrama Trovão, CHÊN, o Incitar, o movimento, a comoção.
- Favorece, Favorável, Favorecendo, LI: terceiro atributo da fórmula adivinatória. Palavra mágica. Como termo divinatório indica algo que é vantajoso, lucrativo, de grande benefício e cheio de revelações. O ideograma sugere uma faca e o grão colhido no meio do campo. Proteção dos Deuses Ancestrais.
- Final, Conclusão, Completo, Completar, Concluir, Ir até o fim, Chegar ao Fim, CHUNG: fim de um ciclo e início de outro ciclo. O ideograma: casulos de seda, seguir e gelo; o inverno unindo um ano ao ano seguinte.
- Gansos Selvagens, HUNG: grandes pássaros brancos, aquáticos, símbolo da alma e das aspirações espirituais; emblema do mensageiro e da fidelidade conjugal; vasto, profundo, de grande alcance, valioso, culto.
- Grande, TA: nobre, importante, muito; orienta a vontade em direção a uma meta imposta a si mesmo, habilidade para conduzir sua própria vida; oposto a pequeno, HSIAO.
- Grande Homem, TA-JEN: importante, nobre, influente; aqueles que se impõem um princípio de vida; efeito do grande no indivíduo. O chun-tzu não é apenas um grande homem ou um pequeno homem, mas procura a capacidade de agir rápida e fluentemente como ambos.
- Homem Superior, CHUN-TZU: ideal do indivíduo que utiliza a adivinhação para conduzir sua vida de acordo com o Tao e não de acordo com suas vontades pessoais. O termo chun-tzu, literalmente filho chefe, não tem tradução para o português. Inicialmente descrevia uma ordem da nobreza inferior. A medida que essas ordens desapareceram, o termo evoluiu para o ideal do indivíduo que utiliza a adivinhação através do I CHING para adquirir o poder e a virtude dos espíritos e assim viver em harmonia com o Tao. O indivíduo se transforma num chun-tzu quando utiliza o Oráculo para entender o que significa harmonia com o Tao em qualquer circunstância de sua vida; para ajudar e proteger a si mesmo através do Tao, no lugar de tentar controlar a situação impondo a sua vontade. As mutações e as transformações são as ferramentas; o meio imaginativo através do qual se abre o canal de comunicação com o Tao. O Oráculo se destina a aqueles que procuram o ideal do chun-tzu e somente faz sentido quando utilizado sob essa perspectiva.
- Homens Pequenos, Homens Inferiores, HSIAO-JEN: povo, humilde, simples; aqueles que se adaptam às circunstâncias com a flexibilidade do pequeno; efeito do pequeno no indivíduo; aqueles que têm habilidade de se adaptar às vicissitudes da vida.
- Humilhação, LIN: aflição, vergonha, pesar; ciente de ter se afastado do Tao, de ter perdido o caminho correto; leva ao Arrependimento, HUI, corrigindo a direção da mente e do coração.
- Imagem, HSIANG: imagem investida de um poder mágico que propicia a ligação do visível com o invisível; palavras mágicas; figura, forma, modelo; criar uma imagem, imitar, atuar. As imagens produzidas pelo I Ching através da adivinhação testam um curso de ação, submetendo-o ao julgamento dos espíritos e revelando suas raízes ocultas. Quando essas imagens são utilizadas de uma maneira virtual, como modelos imaginativos, elas atuam como vasos sagrados, iniciando um processo de transformação no consulente. Através desse processo o indivíduo adquire o Te, o poder e a virtude que provém do reflexo do Tao nos eventos da vida.
- Infortúnio, HSUNG: afasta do propósito, afasta do sentido, afasta do Te, é contrário ao Tao; exposto ao perigo; o fluxo da vida e o espírito bloqueado; incapaz de perceber a situação. Uma das quatro profecias remanescentes do oráculo da carapaça de tartaruga. Palavra mágica. No texto, aparece 88 vezes, das quais 78 vezes nas linhas.
- Lugar, Posição, Situação, WEI: lugar ou posição de acordo com posto, comando; correto, apropriado; estabelecido, ajeitado. O ideograma: uma pessoa e ficar em pé; serventes nos seus lugares.
- Mulher, Jovem Esposa, NU: o que é inerente a fêmea, o lado feminino, atitude feminina, qualidades femininas.
- Nada Favorável, WU-YU-LI: favorável sem rumo; não é aconselhável nenhum plano ou direção; para se tirar proveito da situação o melhor é não impor nenhuma direção ao curso da vida.
- Nenhuma Culpa, WU-CHIU: nenhum erro ou dano na situação; nenhum problema. Uma das quatro profecias remanescentes do oráculo da carapaça de tartaruga. Palavra mágica. No texto aparece 127 vezes, das quais 113 nas linhas.
- Nordeste (NE): corresponde ao trigrama Montanha, KÊN, a Quietude, a imobilidade; limite, fronteira, obstáculo.
- Oeste (O), HSI: corresponde ao trigrama Lago, TUI, a Alegria, a jovialidade e a leviandade
- Parte, Partindo, Segue, Seguindo, Ir, Indo, WANG: passado; descreve a corrente do tempo fluindo do presente para o passado.
- Partindo - Aproximando, Seguindo - Chegando, Indo - Vindo, WANG-LAI: refere-se aos hexagramas como imagens do tempo. As linhas entram por baixo do hexagrama e saem por cima do hexagrama. O fluxo do tempo se origina dentro e flui através de cada indivíduo. Assim, esse ir e vir contrasta com a sensação de tempo pessoal na qual a vida se projeta do passado para o futuro. Significa que deixando partir os eventos para o passado e prestando atenção ao que está chegando através da corrente do tempo o indivíduo estará se adaptando às mutações. E é justamente através dessa adaptação às mutações que o indivíduo adquire o Te.
- Peixe-Porco, T’UN-YU: mamíferos aquáticos, golfinho, animais aquáticos inteligentes; símbolo de abundância e boa sorte.
- Pequeno, HSIAO: pequeno; comum, simples, adaptável a aquilo que cruza no caminho; habilidade de permanecer em harmonia com as vicissitudes da vida; oposto de Grande, TA.
- Perigo, LI: risco, medo, demônio maléfico. Indica um espírito que procura vingança fazendo sofrer os vivos. Pacificar ou exorcizar esse espírito pode ter um grande efeito de cura. Uma das quatro profecias remanescentes do oráculo da carapaça de tartaruga. Palavra mágica. No texto aparece 40 vezes, das quais 38 vezes nas linhas. O ideograma: um abrigo escarpado e a ferroada de um inseto.
- Perseverança é Favorável, LI-CHENG: julgamento favorável. Terceiro e quarto atributos da fórmula adivinatória que freqüentemente aparecem juntos. Palavras mágicas. Significa que o julgamento dos espíritos é favorável. Proteção dos Deuses Ancestrais.
- Perseverar, Perseverança, CHENG: quarto atributo da fórmula adivinatória. Palavra mágica. Refere-se à adivinhação propriamente dita, testando ou provando um curso de ação através do julgamento dos espíritos. O ideograma sugere uma pérola e a adivinhação. Proteção dos Deuses Ancestrais.
- Sincero, Verdade, Certeza, Confiança, Leal, Honesto, FU: harmonia entre o interior e o exterior num determinado momento; sincero, verdadeiro, confiável, de acordo com os espíritos, os espíritos o apoiam. O ideograma: as garras de um pássaro sobre animais jovens.
- Sublime, Supremo, Suprema, YUAN: primeiro atributo da fórmula adivinatória. Palavra mágica. Como termo divinatório refere-se ao poder de originar algo, à fonte ou origem das coisas, ao poder dos espíritos. É a própria energia primordial e o lugar no espaço ou no tempo onde aparece. Proteção dos Deuses Ancestrais.
- Sublime (Origem), Sucesso (Sacrifício), Favorável (Benéfico), Perseverança (Julgamento), YUAN, HENG, LI, CHENG: a fórmula adivinatória completa, que junto com os nomes dos hexagramas constituía, originariamente, o sistema de adivinhação através das varetas de milefólio. É o âmago da mensagem oracular e significa que a origem (sublime) de um julgamento (perseverança) benéfico (favorável) depende de um sacrifício aos espíritos (sucesso). Proteção dos Deuses Ancestrais.
- Sucesso, HENG: segundo atributo da fórmula adivinatória. Palavra mágica. Como termo divinatório, indica que alguma coisa poderá ter sucesso, realização e desenvolvimento se um sacrifício for oferecido aos espíritos certos na hora certa. O ideograma sugere o sucesso através do oferecimento de um presente a um superior. Proteção dos Deuses Ancestrais.
- Sudoeste (SO), NAN-HSI: corresponde ao trigrama Terra, K’UN, o Receptivo, a aceitação, a devoção e a flexibilidade; a Terra onde o Céu exerce seu poder; o chão onde o mundo dos homens se desenvolve; a terra que alimenta e nutre todas as coisas
- Sul (S), NAN: corresponde ao trigrama Fogo, LI, o Aderente, a luz incandescente irradiando em todas as direções, o esclarecimento; a direção para onde os soberanos se sentavam quando recebiam em audiência; o poder da consciência.
- Tartaruga, KUEI: animais dotados de carapaça: símbolo da longa vida; forma de consulta oracular; imagem do macrocosmos: Céu e Terra e entre eles a frágil figura humana.
- Tempo, Época, Momento, as Quatro Estações, SHIH: a qualidade do tempo, o momento certo, oportuno, em harmonia, planejado de acordo com o tempo.
- Tigre, HU: animal feroz, rei dos animais: extremamente Yang: se opõe e protege contra os demônios.
- Ver, CHIEN: mentalizar; visualizar, formando imagens mentais.
- Vontade, CHIH: centro da mente e do coração, propósito, tendência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário